Prêmio Liga STEAM

A Fundação ArcelorMittal realiza, há 30 anos, uma iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco na sustentabilidade. Neste ano, em parceria com a Tríade Educacional, o Prêmio está de cara nova! Agora, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática vão dar liga no processo de criação dos projetos.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até 15 de julho pelo educador de cada turma.

Cada professor pode inscrever 5 turmas de até 50 alunos cada.

 

Conheça as categorias do prêmio:

1. Ensino Fundamental - serão aceitos projetos dos estudantes do 1o ao 9o ano do Ensino Fundametal, de escolas públicas e privadas de todo o país. 

2. Ensino Médio - serão aceitos projetos dos estudantes da 1a a 3a série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o país.

Como será a organização do Prêmio Liga STEAM 2022

No ano de 2022, temos um novo formato para o evento, que passa a se chamar Prêmio Liga STEAM. Para participar do prêmio, você não precisa ter um projeto pronto. Teremos uma etapa de formação para todos professores que inscreverem seus estudantes. Conheça cada uma das etapas a seguir:

  1. Inscrição da turma: você poderá realizar a inscrição da sua turma por meio de um formulário. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho de 2022. É um formulário simples e rápido, ao preenchê-lo, você estará automaticamente classificado para a segunda etapa. 

  2. Formação e desenho do projeto: após o preenchimento do formulário, você receberá as instruções de acesso para a realização de uma fomação de 20 horas, realizada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Todos os professores que completarem a trilha de formação receberão uma certificação e, ao final desta trilha, você deverá enviar o planejamento do projeto que será realizado com seus estudantes. O envio deverá acontecer até o dia 26 de agosto de 2022. O recebimento do acesso ao ambiente de formação poderá acontecer em até 4 dias úteis após o preenchimento do formulário de inscrição.  Caso não tenha recebido, entre em contato pelo e-mail ligasteam@triade.me para requisitar o acesso. Ao final desta etapa, serão selecionados 50 projetos de cada categoria (Ensindo Fundametal e Ensino Médio). 

  3. Mentoria: os projetos selecionados na segunda etapa terão a possibilidade de receber mentoria de especialistas para o desenvolvimento dos mesmos com seus estudantes. Nesta etapa, serão selecionados os 10 melhores projetos de cada categoria, de acordo com os critérios descritos no edital. 

  4. Premiação: os projetos selecionados na terceira etapa serão avaliados por um júri qualificado, uma banca de especialistas na área de Educação STEAM e participarão da cerimônia de premiação, onde serão premiados os 3 melhores projetos de cada categoria. 

Se interessou? Acesse logo abaixo o edital completo e fique por dentro dos detalhes de cada etapa, dos critérios de avaliação e também do cronograma completo do Prêmio Liga STEAM. 

Conheça os prêmios

São mais de R$700 mil em prêmios

Todas as categorias terão prêmios para os três primeiros lugares, destinados à escola, ao professor e aos estudantes participantes do projeto.

1º Lugar

2º Lugar

3º Lugar

Implementação de um laboratório de tecnologia e inovação na escola no valor de R$340 mil cada.

+

Evento recreativo e educativo realizado com os estudantes premiados.

+

Kits presente para educadores e estudantes da turma premiada.

10 mil reais revertidos na compra de equipamentos ou benfeitorias de acordo com a escolha da escola.

5 mil reais revertidos na compra de equipamentos ou benfeitorias de acordo com a escolha da escola.

 

Inscrições encerradas! 

Confira em seu e-mail as informações das próximas etapas (não esqueça de buscar pelo remetente ligasteam@triade.me).

Live de lançamento - 8 de junho

Na live de lançamento explicamos os detalhes das etapas e das informações do edital de inscrições. Assista ao video saber mais sobre o prêmio Liga STEAM 2022

 

 

Live sobre a segunda etapa - 29 de junho

Nesta live conversamos sobre como será realizada a segunda etapa do prêmio, que consiste numa formação disponível para todos educadores que se inscreveram na primeira etapa. Confira o vídeo abaixo para saber mais.

Dúvidas?

Caso tenha alguma dúvida, escreva para a organização do Prêmio: ligasteam@triade.me